Informa ções Online
Página Inicial > Atualize-se
Venda de veículos aumenta 21,6% em outubro
A venda de veículos no Brasil registrou um aumento de 21,6% em outubro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2023. No mês passado, foram licenciadas 264,9 mil unidades, englobando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, conforme dados divulgados dia 6 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
No acumulado de janeiro a outubro, as vendas subiram 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2,124 milhões de unidades comercializadas.
As exportações de veículos também tiveram alta em outubro, com crescimento de 39,2% em comparação a outubro de 2023, atingindo 43,5 mil unidades exportadas. No entanto, o acumulado de exportações no ano somou 327,8 mil unidades, representando uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período de 2023.
O Brasil
O Brasil tem uma frota de veículos que supera 100 milhões de unidades, sendo que aproximadamente 60 milhões são automóveis, segundo dados recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse número inclui veículos registrados em todo o território nacional, abrangendo carros de passeio, comerciais leves, motocicletas, caminhões e ônibus.
A frota nacional cresce a cada ano, acompanhando o aumento das vendas de veículos novos e também de usados, impactando o trânsito nas grandes cidades e impulsionando a demanda por combustíveis, peças de reposição e serviços de manutenção.
Venda de veículos
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é uma entidade representativa que reúne as montadoras de veículos automotores no Brasil, incluindo fabricantes de automóveis, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias.
Fundada em 1956, a Anfavea atua em defesa dos interesses da indústria automobilística brasileira, buscando promover o desenvolvimento e a competitividade do setor. Entre suas funções, a associação realiza estudos e levantamentos sobre o desempenho do mercado, produção, vendas, exportações e importações de veículos, divulgando esses dados regularmente. Além disso, a Anfavea colabora com o governo e órgãos reguladores em questões de política industrial, tributação, normas ambientais e de segurança, propondo soluções que visem à sustentabilidade e ao avanço tecnológico da indústria.
Fonte: capitalist